Somos seres muito complexos e diversos, e por isso a psicologia também é muito plural. Há diversas abordagens, recursos e estilos diferentes.
Eu escolhi a Gestalt-terapia para guiar meu trabalho nos atendimentos (tanto de crianças, adolescentes e adultos) e também na minha atuação em instituições.
A Gestalt-Terapia busca a ampliação da consciência sobre suas próprias necessidades e construir hierarquias entre elas. Ao tomar consciência disso, o indivíduo volta a retomar as rédeas de sua vida, voltando a ser o protagonista da própria história. Neste caso, o terapeuta tem o importante papel de apoiar seu consulente em reconhecer seu potencial e retomar a capacidade de transformação.
A psicoterapia é uma ferramenta para todos, e você só precisa estar presente para que o processo se construa.
A Gestalt-Terapia tem como objetivo ser suporte para que a pessoa possa, na sua jornada de desenvolvimento, estabelecer bons resultados e sensação de bem-estar. A abordagem respeita a maneira singular de cada pessoa existir no mundo e de assimilar a experiência humana
Crianças que apresentem comportamento ou sentimento que impacta sua funcionalidade como: dificuldade de aprendizagem, nos relacionamentos, agressividade, ansiedade, medo, fobias, tristeza intensa, etc. Também é indicada para recuperação após experiências traumáticas.
- Em um primeiro contato a abordagem com a criança é sempre feita com a participação da família.
- Os pais comparecem a uma entrevista para descrever os motivos que os levaram a buscar suporte para a criança, além de relatar a história de desenvolvimento até o momento. A partir desses encontros iniciais são feitos definidos como será feito o trabalho.
Apoio psicológico nesta fase de desenvolvimento da identidade e da subjetividade. Suporte psicoterapêutico para lidar com as dificuldades nas relações, questões escolares, profissionais, de autoimagem, acompanhamento em situações de traumas, processo de luto, sentimentos e comportamentos que influenciem a funcionalidade.
- A primeira entrevista é feita com todos da família, pois é importante legitimar a participação do adolescente, apresentar a abordagem e definir as etapas do processo.
Suporte psicológico para o autodesenvolvimento ou ainda devido a situações específicas como: um sentimento de qual o meu lugar no mundo, falta de sentido, alterações de humor, sentimentos intensificados (tristeza, raiva), busca por um objetivo. A psicoterapia também oferece benefícios diante de modificações específicas como a chegada de um bebê, luto, traumas; entre outros.
- No primeiro encontro o cliente expõe suas expectativas sobre o processo, e o terapeuta descreve a forma de trabalho além de esclarecer detalhes como a frequência indicada, duração do processo, e etc.
Suporte para as famílias lidarem com situações específicas da criança ou adolescente como: Orientação sobre algum comportamento específico que a criança tenha apresentado; orientação às queixas escolares; orientação para facilitar o processo desenvolvimento (como o desfralde); entre outros.
- As orientações são realizadas ao longo do processo terapêutico infantil, mas também podem ser indicadas às famílias sem o acompanhamento da criança. A definição da estratégia mais indicada será realizada no primeiro encontro