Então é natal, o que 2019 me fez?
Encerro mais um ano ocupando o papel de Psicóloga, e envolta de um sentimento de gratidão, ao som das minhas músicas preferidas do ano, escrevo esse texto na intenção de sintetizar em palavras a experiência desse ano.
Surpreendente. Apesar da minha organização e planejamento profissional sempre presentes, esse ano me presenteou com mudanças que eu não esperava. São frutos que colhi como resultado do plantio, mas ainda assim contei com o bom tempo e um bom campo. No meu caso fui afortunada com incríveis parceiras e seguimos engrandecendo a caminhada uma da outra e fortalecendo o empreendedorismo feminino (um agradecimento muito especial ao Espaço Terapia e Saúde e ao Instituto Educacional Soares Prado por esse ano).
Formação. Esse foi um ano de fortalecer muitas bases da minha atuação e especialmente de contar com Mentores que me dão suporte para esse fazer tão cheio de detalhes e especificidades.
Autonomia. Sou cercada de equipes valiosas no meu cotidiano, mas nesse ano percorri muitos trechos sem companhia, precisei tomar decisões e abraçar minhas próprias ideias. Como todo processo de crescimento, nesse pacote incluem -se as dores, os erros, mas também as alegrias e os acertos.
Reconhecimento. Nesse ano recebi convites muito especiais e conheci em vários contextos pessoas queridas levando a Psicologia para todos e em todos os lugares. Desejo poder ter ainda muitas oportunidades como essas.
Esforço. Foi um ano de muito trabalho, e isso é ótimo em muitos aspectos. Mas eu também estou no meu processo de reconhecer que preciso equilibrar melhor minha rotina com cuidado para meu autocuidado não se tornar secundário.
Afeto. Dentre as muitas maravilhas do meu trabalho compartilhar afeto é certamente o que mais me alimenta. Com emoção me recordo de cada olhar doce dos “baixinhos” que acompanho, cada carinho das famílias que encontro e cada importante movimento que meus consulentes trazem para as sessões. Eu sou muito grata por oferecer a ostra e ser testemunha de cada processo de transformação da areia em pérolas. Obrigada.
Ser Psicóloga para mim é uma experiência complexa, uma escolha diária cheia de desafios e questionamentos. É lidar com um fazer construído de forma sólida, mas que só é experimentado no imprevisto e na novidade. É manter um estado de atenção para respeitar o desenvolvimento do outro, mas sendo precisa nas intervenções. Lembro-me que no início da formação diante dessa complexidade eu me questionava se era aquela jornada que eu escolheria, mas a minha certeza veio quando atuei pela primeira vez. Ao trocar o olhar com um outro que estava diante de mim eu soube que essa era a minha missão: ser testemunha, companhia e suporte na jornada do crescer das pessoas que assim me permitissem.
Se você me permitiu participar um pouco da sua caminhada, deixo aqui minha gratidão, carinho e desejo que vida valha sempre a pena nas relações que construímos ❤
Agora é chegado o momento de descansar, refletir e fazer projetos para o próximo ano. Obrigada pela companhia, te vejo em 2020 🦋