Férias Escolares de julho

Férias Escolares de julho são uma delícia para os pequenos, mas um tanto preocupantes para os pais. Primeiro porque geralmente não são todas as pessoas da família que podem descansar o mês todo (com sorte alguns pais conseguem poucos dias de férias) e depois pela ansiedade de conseguir fazer AQUELE planejamento! Na nobre tarefa de oferecer lindas memórias, planejamos viagens, passeios incríveis, buscamos as melhores experiências em espaços lúdicos…

Pare um pouco e recupere uma deliciosa experiência da sua infância. Qual era o cenário? Quais eram os brinquedos? O que realmente te marcou nessa vivência?

Para a criança pequena não existe outro lugar que não seja aqui, e não existe outro tempo que não seja agora. Isso permite que eles experimentem com intensidade suas vivências, e de certa forma, que eles simplifiquem as escolhas. Quem nunca caprichou em um lindo presente para uma criança e a viu se divertir muito mais com a embalagem? A medida que crescem, que ampliam sua noção do tempo e se integram à sociedade, muitas necessidades podem ser incorporadas. Inclusive a ansiedade pelas experiências “inesquecíveis”.

No geral, se perguntamos para uma criança qual o seu planejamento dos sonhos para as férias, situações muito cotidianas podem aparecer: passar uns dias com os primos, brincar na rua, desenhar, assistir TV até um pouquinho mais tarde, fazer piquenique. Em que momento que se perde essa simplicidade? Na verdade tenho uma pergunta que julgo mais importante: porque não estimular ela permaneça?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *