Posts Similares
Reflexões de quarentena
Em meio ao turbilhão de informações dos últimos dias, das discussões que pretendem evitar o colapso (da saúde, da economia, da sociedade), me percebi tremendo. Me percebi acordando gritando, agitada. Me percebi tentando solucionar o enigma de qual seria a melhor saída possível desse labirinto, sem sucesso. Me percebi chorando a nossa dor. Me percebi…
Meu filho vai à terapia para brincar?
Não é incomum que a criança que vai para a terapia relate a sessão para seus pais dizendo: “ah foi legal, eu brinquei”. Isso pode levar a família a imaginar que a sessão foi apenas um momento de brincadeiras e acaba gerando algumas dúvidas nos pais, mas calma, que não é bem assim. Não é…
Ser mulher é um fator de risco social para sofrimentos emocionais
Não há dúvida que o sofrimento emocional atinge seres humanos sem distinção. Mas também não há dúvida dos fatores de risco social que aumentam essas probabilidades. Um desses fatores é ser mulher. Ser mulher é um fator de risco social para sofrimentos emocionais. Apenas ser mulher. Talvez você ache exagero, mas segue uma lista de…
Oficinas das Emoções para crianças
Eu e minha parceira Thamires Iengo realizamos a Oficina das Emoções lá no @tsterapiaesaude com uma turminha muito animada! Desenvolvemos uma linguagem lúdica com o objetivo de identificar sensações, nomear as emoções, estratégias de auto regulação nas situações de emoções desafiadoras e a reflexão sobre comportamentos alternativos quando temos uma reação emocional mais delicada. Foi…
Suicídio – o acolhimento é a melhor abordagem!
Muitas vezes ouço de pessoas que percebem ideações suicidas, ou situações de auto-agressão, auto-mutilação como “uma coisa para chamar atenção”, como se essa afirmação diminuísse a intensidade do que está por trás deste sentimento. Não é esperado que o ser humano tenha práticas de auto-agressão consciente, que sua dor tire o brilho de viver. É…
Compreensão diagnóstica
E o sábado foi dedicado para estudar a compreensão diagnóstica na clínica infantil na perspectiva da Gestalt Terapia! Muitas vezes ao pensarmos na psicoterapia infantil o tema ‘diagnóstico’ pode ser uma questão. Para as famílias, equipe escolar, e outros adultos inseridos na vida da criança fica uma pergunta latente: o que CAUSA esse desafio na criança?…








