Posts Similares
Descansar está sabotando suas tarefas, ou suas tarefas estão sabotando seu descanso?
No começo do ano é bem comum fazermos muitos planos, desde uma faxina rigorosa, até mudanças complexas. Algumas pessoas inclusive se sentem mais enérgicas com a chegada de janeiro e começam a mobilizar energia para tirar os planos do papel. Mas nem todos nós. Alguns de nós se sentem sem energia para começar e aproveitar…
Oficinas das Emoções para crianças
Eu e minha parceira Thamires Iengo realizamos a Oficina das Emoções lá no @tsterapiaesaude com uma turminha muito animada! Desenvolvemos uma linguagem lúdica com o objetivo de identificar sensações, nomear as emoções, estratégias de auto regulação nas situações de emoções desafiadoras e a reflexão sobre comportamentos alternativos quando temos uma reação emocional mais delicada. Foi…
Sobre psicoterapia
Hoje foi a última sessão do ano, e eu sempre compartilho meu engajamento com meu próprio processo de psicoterapia por aqui. Mas nunca falei da minha jornada desses últimos 13 anos. Desde a infância lido com sofrimentos emocionais complexos, mas na adolescência isso explodiu e fui pela primeira vez em uma sessão com uma psicóloga…
Quantos esboços de nós mesmos planejamos, e quantos precisam ser revistos?
Nesse último final de semana aprendi uma coisa nova sobre a ‘Mona Lisa’. Depois de uma análise cientifica feita por Pascal Cotte, foi possível descobrir que a conhecida obra é na verdade o resultado final de quatro outros retratos. A tecnologia revelou que Da Vinci havia esboçado outros dois retratos, concluído o de Lisa Gherardini,…
Liberdade de Escolha
O que você pensa quando ouve falar sobre liberdade de escolha? O que você pensa sobre livre arbítrio? Se por um lado consideramos que ao nos tornarmos adultos também nos tornamos responsáveis por nosso bem estar, por outro é ilusório acreditar que todos tem os mesmos recursos para lidar com a dinâmica da vida. Quando…
Qual o sentido e significado da sua escolha profissional?
No dia 27 de agosto celebramos o dia do profissional de psicologia, e por isso me sinto festiva! Amo meu trabalho, me sinto completa com a oportunidade de exercê-lo, mas escolhi essa profissão “na sorte”. Eu tinha 17 anos, não sabia absolutamente nada sobre a ciência ou sobre o curso, e me baseei apenas no…